sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Estréia

Olá, estou estreando em blog. Eu tinha um há vários anos atrás, mas acabei desativando. Migrei recentemente para o Orkut, porém penso que na forma de blog eu posso ser mais útil. Postar informações mais detalhadas e textos mais extensos. Posso divulgar melhor o meu trabalho e as informações para os colegas e alunos.
Hoje particularmente li alguns artigos interessantes, principalmente com relação a omega-3. Leio muito hoje por conta da consultoria, porém também por conta de vício mesmo, estudo omega-3 há dezenas de anos. Hoje o que eu vi interessante foi um resumo de trabalho citando o uso de omega-3 no tratamento de boca seca em pacientes com Sjogren. Já seria esperado também em função de artigos anteriores usando omega-3, particularmente o flax seed em síndrome de olho seco. Eu sempre comparo, para esclarecimentos da principal função do omega-3, uma cerca de madeira. Onde as tábuas são pregadas lado a lado. Considero os ácidos graxos as tábuas de uma cerca. A cada dupla ligação, o ácido graxo sobre uma curvatura que pode ser para um lado ou para outro, dependendo se for cis ou trans. Imaginem então uma cerca, onde ácidos graxos estão distribuidos na forma ideal, saturado, poliinsaturado, monoinsaturado, cis. Todos bem distribuidos regulando a funcionalidade da membrana. Quando ingerimos concentrações diferentes, ácidos graxos trans e menos poliinsaturados e monoinsaturados tipo cis, a estrutura da membrana será diferente, consequentemente isso alterará a funcionalidade da membrana, a sinalização transmembrana, a facilidade ou dificuldade com que as proteinas transmembrana sofrem as alterações alostéricas, a funcionalidade de receptores. Muita atividade para a estrutura não é mesmo?

Um comentário:

Felipe Marangon disse...

Grande Henry. Tudo bem? Sempre recebo seus e mails. Sou Nutricionista Esportivo em Brasilia e estou começando a estudar muito os micronutrientes. Sou viciado em BCAA (meu tema de mestrado). Voce tem alguma novidade sobre estes tres AA`S, principalmente a LEUCINA?

Abraços e PARABENS pelo blog.

Felipe Marangon