quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sistema Nervoso

Leitores do blog estão fazendo perguntas. Sinceramente, gostaria de responder, mas não sei fazer ainda, assim como não sei operar totalmente este sistema. Alguns pedem para esclarecer o que fiz no cancer, eu postarei na próxima semana o resumo do que eu fiz e as doses, mas eu aviso, eu fiz no meu pai com base no meu conhecimento, falta ainda comprovação científica do tratamento, mas eu tentarei comprovar um dia em teste clinico. Hoje em dia, estudar requer grande dedicação. Alguns valorizam isto, outros não. Vejamos. Ler um artigo e interpretá-lo de forma correta não é apenas entender, há outras variantes que devemos conhecer. A metodologia do trabalho é muito importante, as vezes um erro metodológico põe tudo a perder, e eu já vi muito trabalho com erro metodológico que leva a uma conclusão errada, portanto, devemos ler com critério a área de material e métodos e se houver alguma dúvida, procurar informações em outras referencias bibliográficas. A população testada também é importante. A escolha da população leva a erros e acertos, como por exemplo o uso de afro-americanos em estudos de pressão arterial, antihipertensivo. A população negra responde de forma diferenciada aos medicamentos anti-hipertensivos, tem também uma resistencia maior a nitritos. Sem contar o tamanho da amostra, tamanhos de amostra pequenos podem levar a conclusões falsas, tanto falso-positivo quanto falso-negativo. Outro problema é a análise estatística, a metodologia pode variar e levar a conclusões erroneas. Isso sem falar de patrocinios, interesses financeiros por trás, etc. Ou seja, ler artigo não é só ler, precisamos interpretar e entender, entender e criticar. O interessante disso tudo é que as vezes encontramos profissionais que não entendem o valor de se entender isso. Eu penso que todos deveríamos fazer cursos de interpretação de trabalhos científicos. Com certeza valorizaríamos muito mais o conhecimento e não seriamos induzidos a erros. Uma crítica aqui vai de uma colega que me interrompeu várias vezes para perguntar sobre TRH, ela havia feito um curso antes e estava tirando as dúvidas comigo. Bem, eu não gosto de comentar aulas de colegas, nós devemos ter em mente que devemos aprender sim, lendo e assistindo aulas, com senso crítico e um mínimo de conhecimento e bom senso. Falta para alguns colegas.

Nenhum comentário: