domingo, 9 de novembro de 2008

Zinco....

Olá. O zinco tem sempre despertado a atenção geral por sua importancia como um oligoelemento. O zinco é fundamental para várias enzimas no corpo, dentre elas a superóxido dismutase citoplasmática e extracelular, fosfatase alcalina. A liberação de insulina pressupõe a presença de zinco, bem como a recepção de mensagens a partir de hormonios não peptidios ocorrem em zinc fingers ou dedos de zinco. Zinco é importantíssimo na síntese proteica e turnover celular. Todos tecidos que tem alto turnover (pele, hematopoiético, sistema digestivo) são penalizados com a deficiencia de zinco. Tido como um imunoestimulante, os estudos mais recentes mostram este efeito e mais, o efeito é maior quando há uma prévia deficiencia de zinco. Zinco é utilizado para melhorar a resposta imune em idosos e crianças e os estudos mostram até 30% de redução em infecções das vias aéreas respiratórias com uso de 20mg de zinco todo o dia em pacientes idosos. Vou mais além, acho que o zinco é um excelente antioxidante. Nâo apenas por sua participação em enzimas antioxidantes, mas também porque o zinco estimula a produção de metalotioneinas, que são proteinas ricas em terminasi SH e que por isso tem atividade antioxidante e detoxificante de metais (Cd, Hg, Pb, As, Cu, Fe). Por este motivo, doses altas de zinco são protetores antioxidantes diretamente. Uso tópico de zinco mostra efeito antioxidante por este mesmo mecanismo de metalotioneinas. Eu acredito muito também no efeito no fígado, doses orais de zinco, após serem absorvidas, terão um efeito indutor de metalotioneinas no fígado e teremos então proteção antioxidante hepática por duas vias, uma via o efeito antioxidante de proteinas SH e a outra a quelação de metais como Cu e Fe. Porém há também o outro lado da moeda, zinco em excesso cronicamente é associado a uma maior precipitação de proteína beta-amilóide, associado então a Alzheimer. E zinco em excesso, mas muito excesso pode mostrar efeitos imunossupressores. Trabalhos tem demonstrado que doses de 660mg de zinco por dia na forma de sulfato tem melhorado sintomas de artrite reumatóide.

3 comentários:

Giovany disse...

Prezado Henry,meu nome é Giovany e trabalho com medicina estética. Tive o prazer de te conhecer no último Congresso de Medicina Estética no Rio de Janeiro deste ano no qual era anfitrião de uma mesa em que você foi palestrante. Gostei muito das informnações contidas no teu blog. Gostaria de saber como posso obter mais informações sobre os assustos abordados por ti (cursos, aulas, livros...) já que a mim muito interessa. Obrigado. Giovany

Unknown disse...

Henry, existem pros e contras na suplementação de arginina em diversas situações. Qual a sua opinião?

Forte abraço e parabéns pela iniciativa do curso beneficente.

angelicanutri disse...

Olá Henry. Participei do congresso de nutr. func. e voce comentou em uma de suas apresentações o preparo antecipado para o verão (praia, sol). Podes por gentileza repetir, deixei passar anotações, como suplementar ou orientar os clientes para prevenir e se proteger dos agressores.
Abraços.