sábado, 27 de dezembro de 2008

Hormese

Hormese, segundo eu entendi é um processo adaptativo do organismo, que leva a benefícios outros associados, não apenas aquele mirado na adaptação. Vamos exemplificar. Por exemplo, o exercício aeróbico. Quando iniciamos atividade aeróbica, aumentamos a nossa capaciade física, capacidade pulmonar e cardíaca. Ora, isso tudo é feito voltado para a melhora da performance, é uma adaptação do nosso organismo. Bem, porém com isto vem alguns outros benefícios, por exemplo, melhora da perfusão como um todo leva a melhora da perfusão em todos os vasos do corpo, melhorando por exemplo fogachos e sudorese noturna em mulheres pós-menopausa. O mesmo serve para exercício de resistencia, melhora a densidade mineral óssea e equilíbrio, além de melhorar a função osteoarticular. Onde tudo isso é importante? Devemos analisar o resultado ao usar a hormese para o benefício do paciente. Por exemplo, eu acredito firmemente que o exercicio de resistencia em cima de um tendão especificamente levará o tendão a aumentar sua resistencia, o que isso pode beneficiar o individuo? aumentar a resistencia do tendão é importante também em exercício aeróbico. Por exemplo atletas que praticam exercício aeróbico podem reforçar tendões especificamente com exercício de resistencia no grupo de tendões alvos. Isso pode ser importante para melhorar a resistencia a lesões. Além disso, eu acredito também que o estrogeno é o importante na hipertrofia do tendão, bem como também na recuperação do tendão, porém não usamos estrogeno para isso. Eu usaria. Devemos usar os hormonios para melhorar os pacientes, eu sou a favor de uma TRH bem feita, nas próximas postagens eu postarei algo sobre TRH.

Nenhum comentário: