quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ornitina, citrulina e arginina

A cada dia que leio, mais dou importancia ao uso de citrulina e ornitina junto com a arginina. Hoje li um artigo legal sobre a aplicação de ornitina em fadiga muscular. Os dados mostram uma melhora no exercício máximo de ciclismo em relação a periodo sem uso de ornitina. Outro trabalho anterior correlacionou o uso de arginina, mas de forma interessante, uma associação direta entre o nivel plasmático de citrulina e a fadiga muscular, quanto mais alto o nivel de citrulina, menor a fadiga. O uso dos tres associados pode ser um bom ponto para se trabalhar fadiga, o trabalho de ornitina cita que a ornitina libera hormonio de crescimento e este pode ser parte do seu mecanismo de ação, o outro estaria associado ao ciclo da uréia e detoxificação da amonia. Então se for assim, citrulina e ornitina serão aminoácidos para o futuro controle da fadiga. Hoje também li que o suplemento de creatina inibiria o metabolismo de inositol no músculo, isso no meu raciocínio diminuiria os canais IP3 que controlam a saída de cálcio do retículo sarcoplasmático para contração muscular, lembrem-se que actina e miosina se ligam com a presença de cálcio e a sua ausencia tem a ver com fadiga muscular, mas não é o tema de hoje. Imaginem que o uso de creatina diminui o nivel de inositol fosfato e canais IP3. Pode em outras palavras, retardar a contração muscular e até mesmo a velocidade de condução nervosa, por isso acho que se se administrar creatina, o inositol pode ser importantíssimo. Outro fato, vou acompanhar os atletas do Jaime Neto, ou seja, os que correm até 400 metros, daí eu estar revirando tudo sobre este tema.

2 comentários:

Dr. Camara disse...

Abraços

Henry, apartir de agora sempre estarei por aqui lendo seus artigos. Dentro do possivel expresso minhas idéias. A arginina e a ornitina já tinhamos percebido seu sucesso no tratamento da fadiga muscular. Voce mesmo sabe da presença no mercado de um produto contendo arginina e ornitina.
Acoplado agora a citrulina podemos ter uma potencialização dos resultados.

Henry Okigami disse...

Manda Camara, a vida está me enrolando, mas quero voltar a conversar e trocar idéias contigo. Em janeiro talvez possamos nos encontrar. ABraços