quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sinergia?

Hoje a farmacologia procura por medicações que possam trabalhar em sinergia. Por exemplo, ontem li um artigo sobre um inibidor da HMG-CoA redutase, como sinvastatina por exemplo e sua interação sinérgica com um antagonista de receptor de angiotensina II. A hipercolesterolemia aumenta a pressão arterial por mecanismos dependentes de tensão oxidativa e pode levar a doença cardíaca. A hipertensão arterial por sua vez piora o quadro. Ambos teriam efeito sinérgico no paciente que resultaria no final das contas em prevenção de doença cardíaca, traduzindo em menos eventos. Eu acredito que devemos avaliar da mesma forma os nutrientes, não apenas em sinergia, mas também em compensação. Vejam o exemplo da cisteína, ou seu derivado n-acetilcisteína, que são usados para aumentar a síntese endogena de glutationa. Se eu der doses altas de n-acetilcisteína o paciente fará glutationa. Bem, pensando neste termos, o paciente pode fazer a partir da císteina a glutationa mas também a taurina. Por outro lado, a metionina pode dar origem a cisteína no ciclo de transmetilação e conversão de aminoácidos sulfurados. Daí metionina, n-acetilcisteína e taurina parecem ser aminoácidos que, se administrados serão fontes do mesmo caminho, porém estudos indicam que, se eu der taurina o individuo aumenta a glutationa. Se eu der n-acetilcisteína o individuo aumenta glutationa. Se eu der metionina, ainda não tenho dados corretos, mas se eu der metionina, a cisteína não volta para fechar o ciclo sendo metilada pela metilenotetraidrofolato redutase, daí a cisteína não será fonte de metionina. Como metionina e taurina são mais baratos que a n-acetilcisteína, talvez dar os tres poderia ser benéfico a saude e ao bolso do paciente. Imagine que há também estudos mostrando que a glutamina é fonte de arginina, e vice-versa. Devemos analisar a sinergia bioquimica antes de suplementar adequadamente um paciente, ou mesmo manipular sua dieta. Não é de hoje que sabemos que dieta restritiva de sal é sinergica com suplemento de potássio e que suplemento de magnésio é sinérgico a suplemento de potássio, todos no tratamento de hipertensão arterial. Estes funcionarão ainda melhor em mulheres, hipertensas, idosas.

Nenhum comentário: